Quando o Inbound Marketing é realmente essencial?

Quando o Inbound Marketing é realmente essencial?

O post de hoje é polêmico. Mas todo jornalista diz que algo que não é polêmico, não vale a pena de ser abordado, não é mesmo? Não há dúvidas sobre a eficiência e importância no uso do Inbound Marketing para negócios. A ferramenta de captação de leads e funil de vendas ajudou muitos empresários a terem uma conversa direta e aproximar o consumidor da venda. Mas após alguns anos usando a ferramenta em nossa agência, ficou uma lição que nos fez refletir ao longo dos últimos meses: O Inbound Marketing é essencial para TODOS os negócios?

Para nós, não! Imagine que você é um varejo com ponto físico, sem e-commerce, com alto fluxo de pessoas. Dependendo de sua verba de marketing, o Inbound pode ser uma boa ferramenta para comunicar a seus clientes uma promoção do dia. Ou a chegada de um novo produto na loja. Mas não faz sentido ter um funil de vendas neste caso. Considerando que um cliente pequeno invista cerca de R$2K a R$3K só em Inbound, este dinheiro seria muito mais bem empregado em uma campanha de impulsionamento de Instagram ou Facebook. A promoção seria entregue de forma muito mais eficiente. Segundo uma pesquisa da Cuponation, divulgada pelo blog Olhar Digital da UOL, o jovem brasileiro passa cerca de 1h30 por dia no Instagram. 

Óbvio que este é um exemplo onde o Inbound não é a melhor opção. Porém, ele ainda é sim, interessante. Vamos supor que este varejo tenha uma lista de Leads de 10.000 pessoas. Com um e-mail disparado, 10% abra o e-mail. São 1.000 pessoas tendo impacto direto e interesse em sua marca. Portanto, se houver verba disponível, não deixe de colocar o Inbound Marketing na sua prateleira de serviços digitais.

Por outro lado, vendas qualificadas como o mercado imobiliário, automóveis e negócios digitais, o Inbound é um serviço essencial para o seu relacionamento com o cliente. Uma boa campanha de captação de leads, um adequado fluxo de automação e um trabalho focado da equipe de vendas, podem gerar resultados que não seriam alcançados a alguns anos atrás. 

Quer saber como funciona o Inbound Marketing? Tem interesse de trabalhar com esta ferramenta? Bata um papo com a gente. :)